domingo, 7 de março de 2010

Chimpanzé humano?

Oliver, o chimpanzé humano! Vale a pena assistir a esse documentário. Mudanças genéticas explicariam a origem humana a partir de outros primatas?

Documentários... e grátis!

Se você é chegado em documentários, então visite o Documentary Heaven e o Free Documentaries. O único problema é que está tudo em inglês!

A Arqueologia, a Antropologia e as Ciências Sociais

Arqueologia (do grego, « archaios », antigo, e « logos », discurso depois estudo, ciência) é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. É uma ciência social, isto é, que estuda as sociedades, podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as já extintas, através de seus restos materiais, sejam estes móveis (como por exemplo um objeto de arte, as vénus) ou objetos imóveis (como é o caso das estruturas arquitectónicas). Incluem-se também no seu campo de estudos as intervenções feitas pelo homem no meio ambiente. Leia mais.

A cosmogonia e o nascimento do universo

Cosmogonia (do grego κοσμογονία; κόσμος "universo" e -γονία "nascimento") é o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiõesmitologias e ciências através da história.
Leia mais.

Cosmologia? O que é isso?


Cosmologia (do grego κοσμολογία, κόσμος="cosmos"/"ordem"/"mundo" + -λογία="discurso"/"estudo") é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos.
A Cosmologia muitas vezes é confundida com a Astrofísica que é o ramo da Astronomia que estuda a estrutura e as propriedades dos objetos celestes e o universo como um todo através da Física teórica. A confusão ocorre porque ambas as ciências sob alguns aspectos seguem caminhos paralelos, e muitas vezes considerados redundantes, embora não o sejam. Leia mais.

Assista ao vídeo.